sexta-feira, 19 de março de 2010

Objectivos e descrição do projecto


No Programa do Encontro:

«O 1º Encontro de Poetas do Mundo em Almada, POEMA, que decorrerá nos dias 20, 21, 26 e 27 de Março de 2010 no Convento dos Capuchos, nas ruas / Metro de Almada e no espaço cibernético, realiza-se no âmbito do projecto "Língua, Cultura e Cidadania" - ALReP (Almada Referencial do Ensino do Português).

O ALReP constitui-se como um movimento de parceria entre o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada - AlmadaForma, a Faculdade de Letras de Lisboa, a Câmara Municipal de Almada, a Associação de Professores do Concelho de Almada e a Associação de Professores de Português. Neste encontro de Poetas, o AlmadaForma apresenta-se como o centro da organização do evento ao qual se aliam, em estreita e ampla colaboração, numa rede sustentada de parcerias, as Escolas do concelho de Almada e a Rede de Bibliotecas Escolares, para além dos apoios dos tecidos sociocultural e empresarial da região.

O ALReP propõe-se valorizar a Língua Portuguesa em todos os domínios de comunicação, em interacção com outras línguas e culturas, numa perspectiva de reforço do diálogo intercultural e de valorização dos inter-conhecimentos das comunidades. Este projecto apresenta três dimensões de intervenção:

- Alfabetização e Educação e Formação de Adultos;
- Português Língua Não Materna e Língua de Integração na Comunidade de Acolhimento;
- Cidadania e Expressões da Multiculturalidade.

É para continuar a dar corpo e voz ao projecto ALReP, com ênfase na dimensão Cidadania e Expressões da Multiculturalidade, que lançamos o 1º Encontro de Poetas do Mundo em Almada - POEMA. Este conjunto será um espaço vital de inspiração, vivência e reinvenção da cidadania. Por isso convidamos toda a comunidade a partilhar esta iniciativa de celebração da Poesia em diálogo polissémico com outras expressões artísticas, como a Pintura, a Música e a Dança.»

Sem comentários:

Enviar um comentário